A realização de uma obra deve sempre se basear em um projeto desenvolvido por um profissional. Esse projeto se divide entre o projeto básico e o projeto executivo de arquitetura. O que você sabe sobre esse último? 

O projeto executivo é uma espécie de “manual” que deve ser elaborado pelo profissional de arquitetura em conformidade com os projetos relacionados. O resultado é um conjunto de informações essenciais para que uma obra aconteça, evitando erros e mantendo-se dentro do prazo e do orçamento.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto! 

As etapas do projeto de arquitetura

Como dito, um projeto envolve duass etapas. Para entender o que é o projeto executivo de arquitetura é interessante esclarecer o projeto básico, já que são etapas complementares. 

O projeto básico, como o nome sugere, é o que vem primeiro. Nele são reunidos os elementos e características básicas que definem a obra de forma precisa e clara. Algo que pode ser feito por meio de estudos preliminares de viabilidade técnica, ambiental e econômica.

Com isso, é também nessa etapa inicial do desenvolvimento do projeto que o custo estimado da obra é definido, bem como o prazo para a sua execução. Essas informações são essenciais para que o projeto executivo possa ser devidamente elaborado. 

O desenvolvimento básico de um projeto consiste em:

  • Levantamento de dados ― busca por dados técnicos, além de uma conversa detalhada com o cliente para entender o que se espera da obra;
  • Estudo preliminar ― com base nas informações coletadas, desenha-se um esboço da obra;
  • Anteprojeto ―  quando é feita a planta baixa e as representações das características de cada ambiente projetado para a obra; e
  • Projeto legal ― refere-se ao momento em que o arquiteto garante que o projeto segue as normas locais.

O que é o projeto executivo de arquitetura

Na sequência, vem o projeto executivo de arquitetura que é o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra do ponto de vista arquitetônico.

Esse projeto deve apresentar as informações técnicas para a realização do empreendimento, contendo de forma clara, precisa e completa todas as indicações e detalhes construtivos para a perfeita instalação, montagem e execução dos serviços e obras objeto do contrato. 

Trata-se de uma etapa mais avançada, onde o projeto de arquitetura apresenta as informações necessárias para a execução da obra, alinhadas aos projeto complementares de estrutura, hidráulica, elétrica, ar condicionado e outros, dependendo de cada caso específico. 

A importância do projeto executivo

O projeto executivo segue normas da ABNT. Fugir disso faz com que tal projeto perca a sua validade, dificultando ou impossibilitando a obtenção dos alvarás e licenças necessárias para o início e andamento da obra. 

É importante dizer que, por ser bastante detalhado, o projeto executivo favorece a produtividade porque orienta bem cada etapa da obra. Um fator que pode ser o diferencial para manter o prazo planejado. 

Também fazem parte do projeto executivo de arquitetura o memorial descritivo, que descreve regras para a boa execução de cada etapa da obra, e a planilha de materiais, onde são descritos todos os materiais arquitetônicos a serem utilizados na obra, assim como suas quantidades orientativas. Esses elementos são fundamentais para evitar erros estruturais que levem a situações desagradáveis e onerosas durante a execução. 

O correto desenvolvimento de todas as etapas do projeto é um diferencial importante para o profissional da área. A tarefa demanda conhecimento de diferentes tipos de materiais, métodos de construção, bem como as normas vigentes em cada local do país. 

O desenvolvimento do projeto executivo de arquitetura requer que o profissional saiba interpretar claramente as ideias do cliente para o projeto. É isso o que garante o resultado final desejado. 

Este conteúdo foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Entre agora em contato com os consultores da FMC!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *