Se for abrir ou reformar o seu restaurante, é importante ter em mente que a arquitetura do seu comércio é importante. Isto é, qual o tipo de personalidade, cozinha e público que deseja. O projeto arquitetônico do seu restaurante é essencial para destacar a marca do estabelecimento. 

A arquitetura moldará o interior do restaurante e projetará detalhes como a iluminação, a sensação de um ambiente aconchegante e seguro para o cliente. Quer saber mais sobre como usar a arquitetura a seu favor? Então, continue a leitura.

Qual o papel da arquitetura no comércio?

O conceito de arquitetura comercial visa o planejamento do espaço para que a funcionalidade seja preservada assim como vários outro fatores. Entretanto, não se engane: o projeto pensado não é sobre o incentivo do consumo, e sim um consumo consciente. Não confunda a ideia de atrair clientes com impulso. O maior desafio é fazer com que cada cliente tenha uma boa experiência no seu estabelecimento. 

Detalhes a se pensar incluem: evidenciar o tema e a personalidade do lugar, os clientes devem ser vistos pelos garçons e gerente — já que serviço lento, demorado na hora de pegar o pedido, trazer a comida e a nota estão entre as maiores reclamações no dia a dia de um restaurante. 

Outro detalhe importante é uma boa localização dos banheiros, até porque nada pior do que ter que responder o dia todo onde fica o toalete. O espaço entre as mesas também é uma prioridade. Esse espaço deve ser grande o suficiente para a fácil circulação de funcionários e clientes. 

Qual a importância da iluminação? 

O comportamento é afetado pela iluminação, pois pode criar ambientação e sensação de conforto, além de evidenciar a estrutura do lugar. Contudo, o que a iluminação afeta? O comportamento! 

A posição do corpo pode mudar de acordo com a intensidade da luz, por exemplo. Já o brilho maior chama mais atenção e é por isso que as pessoas preferem passar por caminhos com mais luz e também preferem paredes com mais luminosidade

Um arquiteto sabe que em um restaurante, existem ao menos dois tipos de iluminação: ambiente, que permite sensação de conforto, e de trabalho, que propõe uma luminosidade na medida certa para cozinhar com segurança. 

O resultado disso é que combinando todas as iluminações do ambiente é possível criar uma zona agradável, espaçosa, relaxante, visualmente limpa e refrescante. 

Posso ter música no meu restaurante?

Pode e deve! Entretanto existe um espaço entre um ambiente barulhento e silencioso. O seu restaurante precisa estar na medida certa, pois os extremos nunca serão benéficos. Todavia, há exceções. 

Se o seu estabelecimento for um bar, a música pode sim ser alta. Exemplo disso é uma pesquisa que foi realizada na França, publicada em 2008, na qual chegou a conclusão de que a música alta leva as pessoas a beberem mais. A pesquisa foi feita com a manipulação da presença e ausência de som, assim como música alta e baixa. 

Se com um extremo, a consumação de bebidas aumenta, com o silêncio o resultado não é o mesmo. O silêncio em um restaurante imprime a sensação de que as conversas estão sendo ouvidas na mesa do lado. A função do arquiteto quanto ao som é manipular a posição correta da saída de som para uma zona atraente aos clientes.

Posso escolher a minha cor favorita para as paredes do meu negócio? 

Bom, não é bem assim. A cor também imprime sensações e influencia o apetite. O vermelho, laranja e amarelo estimulam o emocional, como o desejo de comer, pois são cores quentes e aceleram os batimentos cardíacos. Já as cores frias como o cinza, preto, azul, violeta e alguns verdes têm o efeito contrário. 

Já reparou que quando olhamos para o mar, nos sentimos relaxados, despreocupados e com a vontade de adormecer? Isso acontece devido á cor do mar. Por isso arquitetos geralmente evitarão o uso de cores frias. 

Conclusão 

O arquiteto ideal vai usufruir da psicologia atrás do planejamento de um ambiente para que a sua clientela seja atraída, tenha a melhor experiência possível e volte, afinal, um projeto arquitetônico é essencial para a construção de uma rede de clientes fiéis que voltarão sempre ao seu estabelecimento.   

Quer saber sobre como atrair mais clientes para a sua loja? Então acesse o nosso blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *