Nas construções, as instalações hidráulicas são tão importantes quanto o restante da obra, pois é um dos maiores causadores de problema. Uma vez que a infiltração acontece, a dor de cabeça começa, não é mesmo? 

Hoje além de ser uma preocupação técnica, também está se tornando uma preocupação estética, pois nas construções modernas o encanamento à mostra virou tendência. 

Quer saber mais sobre esse conceito que vem crescendo a cada dia e se tornando parte das construções modernas? Então continue a leitura!

O que são instalações hidráulicas

Instalação hidráulica é o sistema de abastecimento de água  e tem como objetivo a captação, transporte e armazenamento de efluentes. É composta por projetos arquitetônicos, caixa d’água, redes de distribuição de água fria e quente, coleta de esgoto sanitário e água pluviais, e combate a incêndio, formando um trajeto, que pode ser harmonizado junto ao ambiente com um projeto arquitetônico. 

Como funcionam 

As instalações são feitas para abastecer os pontos onde a água é utilizada, tais como o vaso sanitário, chuveiro elétrico, pia, ralos, grelhas, tanque e a torneira de jardins. O conjunto de tubulações, dispositivos, equipamentos e reservatórios são os responsáveis por levar toda a água fria até os pontos citados anteriormente. 

A importância e estética da arquitetura na obra

O arquiteto pode utilizar uma instalação hidráulica como um elemento do projeto arquitetônico, transformando em decoração e design nas obras modernas, onde a parte hidráulica continua cumprindo a função tradicional, porém o toque arquitetônico e de design são incluídos: esse é o conceito do encanamento à mostra. Essa é uma tendência que vem encantando arquitetos do mundo inteiro. 

Esse conceito pode otimizar o tempo e o custo de obra, além de ser prático na hora da manutenção e dar um toque de modernidade.

O engenheiro também é parte fundamental do projeto, pois os dois profissionais complementam o trabalho um do outro. Sabe porque? Bom, a comunicação, coordenação e harmonia são importantes para que a modernidade do design do encanamento cumpra o seu objetivo. Caso contrário, a construção causará inúmeros problemas e nesse caso improvisações não são bem-vindas na execução das instalações. 

O arquiteto é o profissional mais indicado para atuar em uma reconstrução das instalações hidráulicas, na área de modernização do design, reforma da fachada e do ambiente interno predial. Lembre-se que é preciso substituir toda tubulação e instalação com o tempo. 

O projeto de arquitetura servirá de base para o trabalho do engenheiro, devido à grande importância do planejamento, design e posição de como e onde serão usados os pontos de distribuição de água. 

Conclusão 

Os projetos de uma edificação fica em função do arquiteto. O engenheiro, supervisionará e assinará qualquer instalação hidráulica feita. Vale lembrar que as instalações hidráulicas e técnicas demandam uma atenção especial e se não forem feitas de forma correta, pode causar um grande rombo no orçamento. Então a contratação de profissionais da área  é essencial para que esse tipo de problema seja evitado. 

Definitivamente, a tendência do encanamento à mostra veio para ficar e transformar o design das edificações.

Quer saber mais sobre a importância do arquiteto nas construções? Acesse o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *