Foi-se o tempo em que a arquitetura de ambientes corporativos era padronizada. Com o passar dos anos que trouxeram diversas transformações culturais e tecnológicas, o design diferenciado conquistou espaço nos interiores do escritório.

Além da ergonomia e melhor aproveitamento do espaço, elementos mais específicos da marca têm sido valorizados quando o assunto é o design de interiores corporativos.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre a aplicação dos conceitos de branding no layout corporativo, Conrado García Ferrés, arquiteto e sócio da FMC Arquitetura respondeu a algumas perguntas em relação ao tema.

Confira!

1) Como o branding e outros aspectos visuais podem influenciar o trabalho dos funcionários?

Resposta: Se entendermos branding corporativo como o conjunto de normas e gráficos que definem a identificação visual de uma empresa, seja em ambientes físicos, como em publicidade ou impressos, sem dúvida estes elementos confluem para dar ao espaço de trabalho e/ou a todos os elementos de representatividade da empresa um significado comum que a identifica em qualquer situação.

2) Qual a importância de um bom branding corporativo para empresas que recebem visitas de clientes?

Resposta: É a forma de a empresa ser reconhecida desde o primeiro contato visual com qualquer elemento dela, seja espaço físico, publicidade ou publicação. Assim, no caso de visitas ao escritório da empresa, o branding permitirá essa sensação de estar em um espaço único, indiscutivelmente de propriedade da mesma.

3) Quais os principais aspectos a serem levados em consideração?

Resposta: Um bom branding corporativo para organização de espaços de escritórios deve levar em conta todos os elementos visuais específicos, como:

  • cores e texturas de materiais de acabamento de paredes, pisos, forro, etc; 
  • formato, dimensão e cor de logotipos; 
  • tipo e cor da iluminação; 
  • modelo e cor de móveis para recepção e para cada estação de trabalho conforme hierarquia de funcionários; 
  • área em m² para cada estação de trabalho conforme hierarquia; 
  • modelo e marca de divisórias; 
  • cor e textura de revestimento de portas; 
  • imagens corporativas para adesivos ou TV, etc; 

4) Fazer um escritório com um branding bem pensado é muito mais caro que fazer um mais comum?

Resposta: Não, os elementos que fazem parte de um projeto de layout corporativo são basicamente os mesmos, sejam eles regrados por um manual de branding corporativo ou não. 

O manejo criterioso dos elementos do manual de branding corporativo na organização espacial de um escritório é a responsabilidade principal de um bom projeto de arquitetura, culminando num espaço receptivo, agradável, proativo para o trabalho dos funcionários e que seja imediatamente identificado como pertencente à empresa proprietária por clientes ou visitantes.

5) Quais elementos da marca precisam estar claros em um ambiente corporativo?

Resposta: Principalmente cores, texturas, logotipos e comunicação visual em geral. Mas todos os outros elementos citados anteriormente são importantes.

6) Essa nova abordagem se aplica mesmo às empresas e escritórios mais tradicionais? Ou é só para empresas que entram no perfil mais inovador?

Resposta: O branding corporativo, com nomes diferentes através do tempo (manual da marca, manual de identidade visual, manual de organização & métodos)  sempre existiu, em maior ou menor medida, nas grandes empresa internacionais e nacionais. 

Em alguns casos se limita aos impressos da marca, outras vezes abarca todas as manifestações da marca, desde impressos até espaços corporativos e veículos. Em tempos mais recentes, a importância do branding corporativo tem aumentado e, desde grandes a pequenas empresas, prestam muito mais atenção nessa padronização.

A FMC Arquitetura tem larga experiência na aplicação desses conceitos para a criação de espaços de trabalho inovadores e produtivos. Quer saber como podemos fazer mais por você? Converse com um consultor e descubra como podemos ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *