A arquitetura em ambientes comerciais é sempre uma forma de apresentar a identidade visual de uma empresa ou marca. Isso porque ela é construída de acordo com os valores que uma organização quer transmitir. No caso da arquitetura de franquias, isso fica ainda mais nítido.

Quando falamos sobre franquias, o projeto arquitetônico é ainda mais necessário. Se você está se perguntando o porquê desta afirmação, saiba que tudo será esclarecido ao longo deste artigo. Vamos descobrir tudo sobre projetos de arquitetura de franquias? Boa leitura!

Afinal, o que são franquias?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que são as franquias. Apesar de reconhecermos sua presença quando as encontramos, nem sempre o conceito é claro. As franquias são sistemas comerciais compostos por duas partes: o franqueador e o franqueado.

Neste caso, o franqueador é alguém que detém uma marca, ou seja, o proprietário. Já o franqueado, é o indivíduo interessado em distribuir comercialmente os produtos oferecidos por essa marca. 

Assim, uma franquia surge quando um proprietário cede à outra pessoa os direitos para vender seus produtos em uma unidade franqueada. Para que isso aconteça, é necessário respeitar uma série de condições relacionadas ao negócio. Uma delas é manter a arquitetura de franquias.

O que é arquitetura de franquias?

A arquitetura de franquias é uma área de projetos especializada em trabalhar com e para redes de comércios espalhadas em vários lugares.

A partir desse tipo de arquitetura, é possível trabalhar e difundir melhor a identidade visual, o conceito e valores de inúmeros comércios. Esse aspecto traz identificação, familiaridade e confiança para os clientes.

Pense, por exemplo, em uma marca de telefonia ou roupas. Você já reparou que independente dos locais onde elas estejam, são sempre muito parecidas?

Isso faz parte da arquitetura da marca ou organização que padroniza a identidade visual. Ao contrário do que se pode imaginar, não é um comodismo, mas uma estratégia que prioriza o cliente.

Como é feita a arquitetura de franquias?

No momento em que um ponto comercial se torna uma unidade franqueada, já é imprescindível refletir sobre a arquitetura de franquias. E tudo começa com um planejamento para adequar o local à rede pertencente.

O mais importante nesse processo é manter o padrão. Então, a identidade visual é alinhada à identidade da marca, para que haja uma relação imediata entre todos os ambientes comerciais da franquia.

Em seguida, é elaborado o projeto arquitetônico, que respeitará as normas do Manual de Identidade Visual, no qual estão detalhados todos os aspectos da marca: layout, cores, design, materiais, etc. Além disso, ele é pensado de acordo com a estratégia do negócio.

Quais os benefícios da arquitetura de franquias?

Já comentamos sobre algumas vantagens dos projetos arquitetônicos para unidades franqueadas. Para não perdê-los de vista, vamos citar mais alguns benefícios abaixo. Confira:

  • permite a imersão de clientes na marca;
  • reforça a percepção sobre o negócio;
  • facilita o encontro entre clientes e unidades franqueadas;
  • garante uma experiência padronizada e, por consequência, mais agradável dentro do ambiente
  • protege e fortalece a marca;
  • oferece conforto e familiaridade aos consumidores.

Assim como qualquer tipo de projeto, para que os benefícios de fato apareçam, é preciso um profissional qualificado e competente. O ideal é buscar arquitetos com experiência na área comercial e que conheçam profundamente os sistemas de franquias, para não cometer erros.

Quais os exemplos de arquitetura de franquias?

Ao longo de sua existência, a FMC Arquitetura realizou centenas de projetos comerciais de unidades franqueadas. Os resultados são projetos que correspondem e respeitam a arquitetura de franquias, trazendo ainda mais credibilidade para os locais.

Alguns exemplos do portfólio da empresa são: cinemas da rede Cinemark em São Paulo, lojas da Vivo em todo o Brasil e agências do Banco Santander.

Confira agora como ficaram todos os projetos de franquias da FMC!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *