Você acredita que o espaço físico do ambiente de trabalho pode inspirar pessoas? A arquitetura corporativa atua neste segmento e propicia condições melhores para organizações e colaboradores.

Qual a importância do ambiente de trabalho?

Quem já teve experiências profissionais negativas sabe como o ambiente de trabalho influencia no desempenho diário. Mas, muito além da carreira, as consequências podem chegar também à vida pessoal dos colaboradores.

Desta forma, é preciso compreender que o espaço em que são realizadas as funções de qualquer colaborador deve ser agradável, saudável e acolhedor. Caso contrário, poderão surgir problemas como por exemplo, desmotivação, doenças físicas e psicológicas, discussões e outros.

Uma forma de evitar que isso aconteça é por meio da arquitetura. Além do espectro organizacional, o local físico deve ser projetado para o bem-estar de toda a equipe.

Arquitetura corporativa

A arquitetura corporativa, como já sugere o nome, está diretamente relacionada aos espaços de trabalho. Sua função é projetar ambientes que sejam adequados para a execução das tarefas de determinada organização.

Neste caso, há um alinhamento entre os aspectos estéticos do ambiente de trabalho e o lado funcional. Quando todos os fatores estão em harmonia e funcionam corretamente, os benefícios são sentidos por todas as pessoas que ocupam o espaço.

Sendo assim, a arquitetura corporativa é uma ferramenta essencial para garantir bons resultados, produtividade, satisfação, bem-estar físico e emocional, e muito mais. Mas como aplicá-la corretamente e sair do lugar comum? A resposta está no próximo tópico!

Como tornar o ambiente de trabalho inspirador?

Agora que a relação entre arquitetura e ambiente de trabalho está mais nítida, é hora de descobrir o que fazer para manter esse bom relacionamento. Listamos seis dicas que farão toda diferença no seu espaço corporativo. Confira:

Iluminação

Nada mais revigorante do que a luz do sol, concorda? Por isso, quanto mais iluminação natural um espaço tiver, mais acolhedor e inspirador ele será. Isso porque a iluminação pode ser estimulante e manter os colaboradores ativos — ao contrário de lugares escuros. Assim, uma boa dica para um ambiente de trabalho estimulante é a utilização de portas e janelas de vidro que permitem a entrada da luz natural, a visão do céu.

A iluminação artificial bem projetada também faz uma enorme diferença no ambiente. Ele deixa de ser frio e desestimulante para ser acolhedor, estimulante e ter pontos de destaque. 

Cores

Pense nas cores preto, branco e cinza. Elas transmitem alegria? Pode até ser que sim para algumas pessoas, mas em ambientes de trabalho essas cores trazem monotonia. Cada vez mais organizações optam por cores alegres e vivas para tornar os locais agradáveis e estimulantes.

Além disso, com base na psicologia das cores, é possível pensar estrategicamente o tom a ser usado em cada ambiente de acordo com sua funcionalidade.

Mobiliário

Neste tópico, duas características merecem destaque: o conforto e a possibilidade de interação. O mobiliário está diretamente ligado à saúde do trabalho, por isso deve-se respeitar a ergonomia e outras normas sempre com foco no bem-estar físico.

É interessante e possível alinhar essa necessidade junto a um mobiliário moderno, funcional, que estimule a interatividade e que seja até mesmo inspirador. Além disso, é importante que apenas o necessário ocupe um lugar dentro de empresas, evitando acumulação e desorganização.

Organização

Para sermos mais precisos, estamos falando da distribuição dos espaços e objetos presentes neles. Você já viu algum escritório que te deixou fascinado? Provavelmente é porque ele estava organizado de uma maneira inteligente: sem poluição visual e sem excesso de informação.

Cada espaço deve ser organizado de acordo com as principais tarefas desenvolvidas dentro dele. Ainda assim, não é possível abrir mão do conforto. Ambientes que respeitem estas orientações proporcionam melhores condições para a permanência e a produtividade.

Criatividade

Grande parte da inspiração para uma equipe pode vir do próprio ambiente de trabalho. Esse ambiente deverá ser projetado de acordo com as características da organização e do negócio. A principal dica é: reforce a identidade da empresa com criatividade.

Utilize objetos que remetam ao ramo, faça pinturas, adquira obras de arte e outras ideias que surgirem. Faça bom uso da liberdade criativa em um ambiente de trabalho.

Inovação

Inovações fazem os olhos brilharem, não é mesmo? Então, busque sempre levar algo inovador para a organização. Boas opções são produtos tecnológicos, mobiliário e até mesmo formas disruptivas na distribuição do espaço. Novidades sempre dão um ânimo a mais para a equipe e ajudam a sair da rotina.

Conclusão

A inspiração pode ser entendida como um sentimento que surge nos indivíduos e os estimulam a pensar, criar e produzir.

É importante lembrar que projetar um ambiente de trabalho saudável perpassa as condições físicas e também abstratas da organização. O espaço deve estar alinhado à cultura da empresa, ao apoio psicológico aos integrantes da equipe e a outras características necessárias para o pleno funcionamento da organização.

Achou o artigo acima interessante? Aproveite para descobrir como planejar espaços de coworking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *